Procedimentos nas Instalações
Garantir que os clientes tenham conhecimento e acesso ao presente Protocolo Interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19.
Disponibilizar a informação de como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19.
Higienização
Lavagem e desinfeção, de acordo com o presente protocolo interno, das superfícies onde colaboradores e clientes circulam, garantindo o controlo e a prevenção de infeções e resistências aos antimicrobianos.
Recurso à limpeza húmida, em detrimento da limpeza a seco e do uso de aspirador de pó.
O balde e esfregona para o chão são habitualmente reutilizáveis, pelo que se deve garantir uma limpeza e desinfeção destes equipamentos no final de cada utilização.
Para o chão, a lavagem é realizada com água quente e detergente comum, seguido da desinfeção com solução de lixívia diluída em água após check-out.
Nas instalações sanitárias, a lavagem é realizada, preferencialmente, com produto que contenha na composição detergente e desinfetante porque é de mais fácil aplicação e desinfeção.
Cuidados específicos para troca da roupa de cama e limpeza nos quartos, privilegiando dois tempos de intervenção espaçados (arejamento e limpeza) e com proteção adequada conforme Protocolo interno.
A remoção da roupa de cama e atoalhados feitos sem a agitar ou sacudir, enrolando-a no sentido de fora para dentro, sem encostar ao corpo e transportando-a diretamente para a máquina de lavar.
A lavagem em separado à máquina e a temperaturas elevadas da roupa de cama/atoalhados (cerca de 60ºC).
A lavagem e desinfeção das proteções de almofadas e resguardos de colchão sempre que mude o cliente.
Higienização de comandos de TV.
Plano Individual de proteção
Evitar o contacto físico (apertos de mão, abraços…);
Utilizar de álcool gel ou lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos;
Manter o distanciamento social: 2 metros para todas as pessoas, 4 metros para doentes ou suspeitos;
Evitar ajuntamentos de pessoas;
Quem apresentar sintomas de infeção por Coronavírus (febre, tosse ou dificuldade respiratória) é considerado um caso suspeito;
É fortemente aconselhado o uso de máscara.
Plano de proteção para os hóspedes
Na entrada dos alojamentos há recipientes com álcool gel. Na cozinha há produtos de limpeza e desinfetantes;
Há sabão líquido e toalhetes de papel descartáveis nas casas de banho;
As superfícies de contacto das áreas comuns são lavadas e desinfetadas com produto que contém na sua composição detergente e desinfetante;
É assegurado o correto arejamento da casa após cada check-out. Aconselhamos os hóspedes a arejar diariamente de todas as áreas dos alojamentos;
Está definido um local para isolamento de casos suspeitos ou confirmados: Quarto ventilado, com acesso a casa de banho e adequadamente equipado.
O que fazer na presença de pessoa doente ou suspeita de estar doente por COVID-19
A equipa de limpeza deve aguardar o resultado do diagnóstico laboratorial antes de iniciar qualquer procedimento de remoção da roupa e limpeza;
Identificação e rastreio imediato de todas as pessoas e locais utilizados pela pessoa suspeita;
Limpeza e desinfeção de todas as áreas suspeitas de contacto.
Medidas para o doente ou suspeito de estar doente
O doente não sairá do alojamento, devendo permanecer no seu quarto e ligar aos proprietários (+351910042122) ou (+351914161585) para que estes contactem a Linha Saúde Açores (808 24 60 24), que avaliará o caso e contactará com a Autoridade Local de Saúde;
Em caso algum não deve dirigir-se ao centro de saúde, a um consultório privado ou a urgência hospitalar;
Aguardar as instruções dos profissionais de saúde;
Colocar máscara cirúrgica.